-
Depressão Afeta mais de 320 Milhões De Pessoas, Diz OMS
-
Ainda existe muito preconceito em relação à depressão e outras doenças mentais
- Por Brendow Felipe
- 24/05/2023 20h29 - Atualizado há 1 ano
A depressão é um transtorno mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. E infelizmente, os números indicam que o problema vem aumentando nos últimos anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e afeta cerca de 322 milhões de pessoas.
No Brasil, a situação não é diferente. De acordo com dados divulgados pela OMS, a depressão é a quarta maior causa de afastamento do trabalho no país. Estima-se que mais de 11 milhões de brasileiros sofrem com a doença, o que representa cerca de 5,8% da população.
Os motivos para o aumento da depressão são diversos e complexos. Dentre as principais causas, destacam-se o estresse, a pressão por resultados cada vez maiores, a falta de tempo para cuidar da saúde mental, além de problemas financeiros e familiares.
A pandemia do novo coronavírus também contribuiu para a piora da situação. Com o isolamento social, muitas pessoas foram obrigadas a ficar longe da família e dos amigos, o que pode ter agravado sentimentos de solidão e tristeza. Além disso, a incerteza em relação ao futuro e o medo da doença também podem ter desencadeado problemas emocionais.
Diante desse cenário, é fundamental que haja um maior investimento em saúde mental. Ainda existe muito preconceito em relação à depressão e outras doenças mentais, o que dificulta o acesso das pessoas ao tratamento adequado.
Além disso, é preciso que haja uma maior conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental. Muitas vezes, as pessoas ficam tão focadas em suas atividades diárias que se esquecem de cuidar de si mesmas. É preciso lembrar que o bem-estar emocional é tão importante quanto o físico.
Para os próximos anos, a expectativa é que a situação da depressão continue a se agravar. Com o aumento da pressão por resultados e a competitividade cada vez maior, muitas pessoas podem se sentir sobrecarregadas e desanimadas. Além disso, a pandemia ainda não acabou e muitas pessoas podem continuar a sofrer com a solidão e a ansiedade.
No entanto, é importante lembrar que existem tratamentos eficazes para a depressão. A terapia, por exemplo, pode ser uma excelente opção para quem precisa de ajuda para lidar com seus problemas emocionais. Além disso, existem medicamentos que podem ajudar a controlar os sintomas da doença.
Por fim, é preciso que haja um maior investimento em políticas públicas voltadas para a saúde mental. É fundamental que o assunto seja discutido de forma aberta e sem preconceitos, para que as pessoas possam buscar ajuda quando precisarem. Somente assim poderemos combater efetivamente o aumento da depressão e garantir uma vida mais saudável e feliz para todos.